Pedir folga não é apenas soltar frases soltar e receber uma autorização positiva e nem deve ser enxergada como tal. O pedido varia até mesmo de acordo com o porte da empresa. Por exemplo, quando é uma empresa pequena e não tem ninguém que possa ocupar seu cargo, sendo a única que o exerce, fica difícil uma folga e o que dirá umas férias.
Mas nada está perdido. Manter o foco e a calma sempre ajudam em pedidos complicados e até te garantem férias merecidamente estendidas sem desconto no salário. Caso trabalhe em uma grande empresa, possivelmente um dia de folga não faz mal ao andamento dos negócios, principalmente se tiver alguém para cobrir a falta daquele dia. Mas ainda assim alguns procedimentos são importantes e a folga deve ser bem planejada.

Consulte as regras e normas da empresa

Antes de qualquer elaboração de discurso, é preciso estar a par de como funciona um pedido de folga na sua empresa. Se é necessário preencher formulários, a quem deve ser encaminhado o pedido e com quanto tipo de antecipação da data. Mesmo que seja uma pequena empresa e se tenha contato direto com o chefe, formalizar o pedido é uma garantia para evitar problemas futuros. Pode ser apenas um lembrete formal como um e-mail, uma declaração assinada pelo responsável ou  qualquer documento que lhe resguarde daquela falta.

Que tal trocar de turno com um colega?


Quando se precisa e um dia de folga, geralmente é para resolver algum problema. Tente ver com um colega sobre troca de turnos, caso seja assim o seu trabalho. Se está precisando descansar, procure ver junto ao departamento pessoal sobre suas férias, é mais viável do que um dia de folga. Se a empresa não paga horas extras é porque ela trabalha com banco de horas. Consulte o seu, pode ser que tenha dias disponíveis e negocie com os seus superiores.
Peça com antecedência
Bons chefes não costumam ver com bons olhos um pedido de um dia de antecipação. Pedir a folga antecipada mostra que você pensa na empresa, dá um tempo a seus gestores a pensar melhor na sua folga.

Tenha boas respostas prontas  e organize a agenda 

Antes de fazer o pedido ao patrão prepare um arsenal de respostas para o que ele possa lhe perguntar, falando sempre a verdade, de forma clara e direta, sem rodeios. Procure saber com a equipe, seus colegas de trabalho quem poderia assumir suas funções nesse dia. Adiantar seu trabalho e tudo em ordem também facilitaria para a empresa e para o funcionário que estiver na sua ausência. Deixando já combinado e adiantando os trabalhos já será mais um argumento a favor quando pedir a folga ao chefe.

O histórico profissional a favor ou contra

Caso seja um exemplo de funcionário, chegando na hora, realizando suas tarefas com eficiência, bom convívio com os colegas de trabalho, já representa muito ao seu favo. Seu pedido será levado mais a sério pelo respaldo da sua conduta perante a empresa. Mas se for o contrário, chegar no horário não é contigo, vive errando e tendo problemas no trabalho, complica e aceitar um não de bom grado é mais que justo.